As empresas familiares têm muitas dificuldades para garantir a longevidade do negócio!É importantíssimo que toda empresa tenha um plano sucessório para que uma futura briga não acabe com o negócio.
O que mais atrapalha esse objetivo são as demandas imediatas aponta o estudo da Deloitte.
Boa parte das empresas familiares querem manter os negócios dentro da família, passando o controle para a próxima geração. Para alcançar esse objetivo, o estudo da Deloitte “Global Family Business Survey 2019” aponta que elas devem enfrentar o desafio de encontrar meios de conciliar a perpetuidade dos negócios com as demandas mais imediatas.
Mais da metade dos negócios no mundo são de empresas familiares, porém menos do que 30% sobrevivem mais do que 2 gerações. Sendo que essa pesquisa considera apenas empresas com faturamento acima de 50 milhões.
Se pegarmos a realidade da maioria das empresas do Brasil o percentual é muito maior de empresas familiares e não duram a primeira sucessão.
Acontece que segundo esse estudo da “ Global Family Business Survey 2019 “ 68% das empresas querem que seus negócios continuem com suas famílias. No entanto as empresas não fazem o básico para que isso aconteça.
Em geral as empresas desenham apenas os objetivos de no máximo 2 a 3 anos e esquecem do longo prazo. E geralmente esses objetivos são financeiros e não estratégicos.
Então veja aqui o que fizemos para a última empresa que ajudamos a fazer seu plano de longo prazo e sucessório.
- Elencamos todos os objetivos de curto, médio e longo prazo.
- Fizemos uma holding para organizar as regras futuras e sucessórias.
- Fizemos um acordo de acionista dessa holding para deixar direcionado qual herdeiro vai assumir o papel de administrador em uma futura sucessão.
- Nesse acordo dizia o mínimo necessário de certificações e estudos que o herdeiro precisava para assumir o controle da empresa.
- Fizemos o projeto para transformar a empresa em um S.A no longo prazo.
Se você é um empresário que deseja que a sua empresa familiar se torne profissionais e que possa ser perpetua precisa fazer um planejamento sucessório da mesma para que no futuro uma eventual sucessão não estrague isso.