Para que nossos filhos tenham uma vida financeira futura estabilizada e de bonança, é preciso que, desde pequenos, saibam da importância de gastar bem, economizar e investir. Ao crescer, filhos e netos precisam entender a relação existente entre o trabalho, o dinheiro e a realização dos sonhos. Separamos algumas dicas a respeito:
1- Começar ensinando as crianças a importância de um cofrinho já é um bom início. Com isso, é possível perceber a importância de cada moeda, até mesmo aquelas achadas ao acaso no chão ou dadas como troco. No momento do esvaziamento do cofrinho, existe angústia e ansiedade, o momento da troca é também de mérito e recompensa. Essa atitude principalmente mostra que dinheiro é um recurso finito.
2- Estabelecer metas com os filhos é mais uma atividade construtiva. Essa é uma forma de estimulá-los a se tornarem poupadores, oferecendo a eles a oportunidade de aprender a usar o dinheiro.
3- Se você puder, dê algum tipo de mesada para seu filho ou neto. Deixe claro o propósito de economia encontrando um bom motivo para economizar junto com eles e explique. Sem explicações pode parecer inútil.
4- Faça também que seus filhos acompanhem seus gastos. Para onde está indo meu dinheiro? Se você dá alguma mesada para seus filhos, estimule-os a anotar suas compras.
5- Para ensinar a importância de se fazer o dinheiro render, ofereça incentivos de economia. Recompense-os para cada marco da jornada que for cumprida. Se ele quiser comprar um celular de R$ 500, dê um bônus de R$ 50 ao atingir, por exemplo, a metade do caminho.
6- Empreste o dinheiro e exija o pagamento com juros. A lição que você quer ensinar é que economizar pode significar adiar a compra por mais tempo, mas não vai custar mais do que se espera pagar.
Com atitudes assim, todos esses aspectos reforçam a ideia da luta e necessidade do trabalho para se fazer render aquilo que já se possui e ir em busca de mais.