O IFIX é a sigla para Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, um importante índice que vem ganhando cada vez mais relevância entre investidores. Um índice do mercado serve para demonstrar graficamente o desempenho de um conjunto de ativos. Este índice busca representar o desempenho e a performance média dos principais Fundos de Investimentos imobiliários (FIIs) negociados na Bolsa brasileira, a B3.
O índice começou a ser divulgado em 2012 e, desde então, o IFIX mostra o retorno total dos FIIs da Bolsa. Isso significa que ele não apenas demonstra a variação de preços dos Fundos, mas também leva em conta as distribuições de proventos realizadas ao longo do tempo. O principal objetivo deste tipo de índice é de servir como benchmark para aplicações financeiras. Isto é, como uma espécie de referência de desempenho financeiro.
Os critérios de ponderação do IFIX servem para determinar o peso de cada um dos Fundos Imobiliários dentro desse índice. Quanto maior o valor de mercado do fundo, maior será a sua representação dentro do índice.
Para que um Fundo de Investimento Imobiliário esteja incluído no cálculo do IFIX, é preciso que ele cumpra alguns critérios estabelecidos pela B3.