Skip to content

Moedas falsificadas, fique atento!

A fabricação fraudulenta de notas e moedas falsas é recorrente com todas as moedas do mundo. Mesmo com o investimento dos governos no combate a esse tipo de crime, é difícil impedir completamente a circulação dessas moedas.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

FONTE: FRENTE CORRETORA DE CÂMBIO – PARCEIRO OFICIAL BANKRIO EXCHANGE

A fabricação fraudulenta de notas e moedas falsas é recorrente com todas as moedas do mundo. Mesmo com o investimento dos governos no combate a esse tipo de crime, é difícil impedir completamente a circulação dessas moedas.
Diariamente surgem novos métodos de impressão e de fabricação que dificultam o trabalho da polícia em combater as fraudes.
Por mais cuidadosas que as empresas e pessoas sejam, todos nós estamos sujeitos a cair nesse tipo de golpe. Isso ocorre devido a semelhança que muitas cédulas apresentam em relação a nota original.

Confira algumas dicas para identificar se uma nota de Dólar é falsa:

1) Marca d’água:
As notas emitidas a partir de 2004 possuem marca d’água visíveis de ambos os lados quando colocados na luz.
2) Números que mudam de cor:
O número do canto inferior direito das notas de 10, 20, 50 e 100 dólares foram pintados com tinta que muda de cor, indo do cobre para o verde quando a nota é inclinada a 45 graus. Na nota de 100 dólares o sino também muda de cor. Porém, a nota de 5 dólares não tem número impresso com tinta que muda de cor.
3) Fio de segurança:
Foi inserido um fio transparente nas notas, exceto nas notas de 1 e 2 dólares, onde cada uma informa o seu valor. Este fio muda de cor ao olhar perto da luz ou através de luz ultravioleta – UV.
4) Fita de segurança – 3D:
Na nota de 100 dólares é possível identificar uma fita azul 3D, que ao olhar pelas laterais ou de cima para baixo, o valor da unidade 100 muda de lugar.

VEJA ALGUNS ITENS DE SEGURANÇA DA NOTA DE $100:

Confira algumas dicas para identificar se uma nota de Euro é falsa:

1) Marca d’água
Ao segurar uma nota de euro verdadeira contra a luz, deverá ser possível ver a marca d’água, que consiste no retrato da Europa e os algarismos que representam o valor da cédula. Esses detalhes podem ser vistos em ambos os lados da nota.

2) Textura
O papel moeda utilizado em uma nota de euro verdadeira é firme e ligeiramente sonoro ao manusear. Em algumas partes da cédula, como nas margens esquerda e direita, na ilustração principal e nos algarismos, é possível sentir a impressão em relevo. Essa ferramenta, além de medida de segurança, também torna as notas mais fáceis de serem identificadas por deficientes visuais.

3) Banda holográfica
A figura da janela na banda holográfica torna-se transparente e revela também o retrato da Europa quando colocada contra a luz. Ao inclinar a nota, a janela apresenta linhas coloridas. No verso, é possível ver os algarismos que representam o valor da nota repetidamente em diferentes cores.
4) Fita de segurança
As notas de euro verdadeiras possuem uma fita de segurança escura visível contra a luz. Nela é possível ver pequenas impressões em branco do valor da nota e do símbolo do euro (€).
5) Mudança de cor
Inclinando a nota, o número brilhante impresso no canto inferior esquerdo muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul escuro.

VEJA ALGUNS ITENS DE SEGURANÇA DA NOTA DE €100:


Fique atento as dicas e ao perceber qualquer irregularidade procure imediatamente uma agência bancária.

É extremamente importante obter informações sobre as ações corretas a serem tomadas para não cometer a infração de repassar a moeda adiante. Esse ato pode ser considerado crime previsto por lei, levando a graves punições. Além disso, ao repassar uma nota falsa adiante, o contribuinte está compactuando e dando continuidade a uma prática ilegal.

Siga nossas redes

Veja mais

Exchange

Dólar opera em alta nesta sexta

CÂMBIO NEWS – RESUMO DIÁRIO DE NOTICIAS SOBRE O MERCADO DE CÂMBIO – 11/06/2021 O dólar opera em alta nesta sexta-feira (11), com investidores atentos às próximas reuniões