O FGCoop, apesar de ser menos conhecido, possui grande importância para o sistema financeiro do país. Criado recentemente, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) surgiu para trazer mais estabilidade e segurança para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Ele é uma associação civil sem fins lucrativos de todas as cooperativas de créditos regulamentadas, inclusive dos dois principais bancos cooperativos nacionais (Sicredi e Bancoob).
O principal objetivo da criação da associação foi tornar as cooperativas de créditos tão competitivas quantos os bancos comerciais, já que estes já eram assegurados pelo FGC. Segundo a Resolução CMN nº 4.284, ficou definido que todas as instituições associadas ao FGCoop deverão fazer uma contribuição mensal ordinária de 0,0125% sobre os saldos das contas constituintes do objeto de garantia.
Como um Fundo Garantidor é uma associação sem fins lucrativos e tem o papel de realizar o resgate financeiro da instituição e dos seus associados, é necessário que exista alguma forma de contribuição para capitalizar o Fundo. Como determina o regulamento do FGCoop, essa contribuição mensal não pode ser de um valor inferior a R$100,00.