A NTN-D é uma categoria da Nota do Tesouro Nacional de série D. Ou seja, é mais um dos Títulos de Dívida, emitidos pela União, e oferecidos ao mercado. Entretanto, a sua remuneração ocorre através da variação da cotação do dólar no mercado de Câmbio de taxas livres, divulgada pelo Banco Central.
De modo geral, comprar NTN-D é uma forma de investir em Renda Fixa. Este tipo de aplicação costuma ter rendimentos e riscos menores que as opções de Renda Variável.
Mesmo com esse atrativo, a NTN-D é uma opção pouco conhecida dentre as disponíveis no Tesouro Direto. A modalidade possui uma variedade de títulos à disposição do investidor, como as LTN – Letras do Tesouro Nacional.
A NTN tinha a finalidade de fornecer ao Tesouro Nacional os recursos necessários para cobertura do déficit público no orçamento da União. Essas notas permitiram a realização de operações de crédito por antecipação de receita.
De acordo com a lei 8696 de 26 de agosto 1993, esses recursos captados podem ser direcionados para programas e projetos nas áreas da Ciência e Tecnologia, da Saúde, da Defesa Nacional, da Segurança Pública e do Meio Ambiente.
Contudo, é importante lembrar que, atualmente, o Governo Federal não está emitindo essa série de títulos. Então, só é possível encontrá-lo e negociá-lo no mercado secundário de títulos.